Comunicados

Comunicado CBX nº 76/2016:Editorial da CBX 2016- Retrospectiva

31/12/2016 - 11:14

O ano de 2016 foi mais um ano de muito trabalho para a CBX e conquistas para o xadrez e o xadrez organizado. A crise econômica desencadeada por um modelo político-econômico desastroso ao pais não se refletiu nem na Confederação, nem em seus eventos, pelo contrário, tivemos recorde de eventos configurando um aumento gradativo com quebra de recordes sucessivos ano após ano a partir de 2013. Abaixo uma retrospectiva destes últimos 4 anos começando por 2016

----- 2016

- Vamos começar falando de importantes temas tais como a regulamentação efetiva de nosso esporte. O O Presidente da ABRESPI (Associação Brasileira de Esportes Intelectuais) e da CBX (Confederação Brasileira de Xadrez GM Darcy Lima esteve esta semana na Câmara de Deputados onde foi expositor na audiência pública sobre esportes da mente. Darcy fez um diagnóstico do futuro dos esportes da mente e do Xadrez. Expôs as ameaças e oportunidades destes esportes. Assine nosso canal do Youtube e assista a apresentação !
https://www.youtube.com/playlist?list=PL7b9PwQbmyOh7YwiAgjHN-KM8sJO4K8Gl.

- Tivemos o I Circuito CBX de Torneios de norma de GM no Nordeste em Natal (após 3 circuitos CBX de norma de MI no Nordeste) , RN em parceria com a Federação do Rio Grande no Norte e cujo torneio trouxe a alegria da última norma do agora GM Evandro Barbosa. Também inauguramos o I Circuito de Torneios de norma de MI no Centro-Oeste em parceria com a Federação Brasiliense de Xadrez.

- Tivemos o I torneio de norma exclusivo de norma de WGM no país realizado em Janeiro de 2016. Algo inédito no Brasil.

- Tivemos também a consolidação dos Campeonatos Brasileiros Onlines oficiais.
O projeto recém lançado de eventos online lançado pela CBX repercutiu mundialmente. Com um calendário de muitos torneios online o Brasil foi o primeiro país a ter além do calendário de torneios presenciais um calendário online (você pode ver o calendário em www.chesspremiumbrasil.com e se inscrever nos diversos torneios ). Isto atraiu o interesse da mídia enxadristica mundial que entrevistou o GM Darcy Lima Presidente da CBX e responsável pelo projeto. Veja a entrevista em http://www.chessdom.com/interview-with-darcy-lima-president-of-the-brazilian-chess-federation/

- O Ministério de Educação fez uma série de reportagens com a importância do xadrez como ferramenta pedagógica. No Portal do professor do MEC o Vice Presidente da CBX, Secretário de Educação do Municipio de Santa Maria de Jetibá, Presidente da Sociedade Brasileira de Xadrez (SBX) e maior especialista em implementação de projetos educativos relacionado ao Xadrez dá uma explicação detalhada sobre o Xadrez e a Educação. Imperdível ! Veja aqui http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=4248
Veja também experiências de sucesso em Campo Bom RGS terra do professor e Presidente da Federação gaúcha AF Marcelo Konrath em
http://goo.gl/UwZqDN

- Recorde absoluto de Campeonatos Abertos do Brasil. Ocorreram em absolutamente todos os cantos do país. As regiões se movimentaram e ocorreram Abertos do Brasil em estados que nunca haviam realizado um único evento da especie.
Ocorreram casos de termos 3 torneios no mesmo fim de semana!(respeitando a distância mínima regulamentada pela CBX para não se prejudicarem)

- A CBX fez parceria inédita com a CBDU e passou a ser a responsável técnica pelos JUBS. A Confederação Brasileira de Xadrez (CBX) e a Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU) firmaram parceria inédita para desenvolvimento do xadrez em âmbito universitário. A CBX que já fazia este trabalho para o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) agora também é parceiro da CBDU.
Por meio do acordo, a CBX será a responsável pela arbitragem, regulamento e assessoramento técnico das delegações nos eventos organizados pela CBDU.

- Criação do canal de Youtube da CBX com vídeos de competições internacionais que jogadores Brasileiros representam o Brasil , videos institucionais e educacionais. O sucesso do canal fez com que outros reativassem seus canais parados e o xadrez passou contar com uns 10 canais ativos de xadrez no Youtube.

- A FIDE liberou em 2016 estatísticas dos torneios e partidas jogadas validas para rating FIDE relativas a 2015. O Brasil em 2015 entrou no grupo das 20 principais Federações (sendo em 2015 a única da América !!!) em partidas jogadas válidas para rating em 2015. Com o aumento dos torneios do Circuito CBX de Abertos do Brasil e os IRT's chegamos a 33.339 partidas contra 24.472 de 2014. Outro dado importante é que em número de Torneios de rating FIDE na America só estamos atrás dos EUA.

- Foi Criado o I Congresso Nacional de Xadrez Pedagógico, Cultural e Social onde trabalhos do país todo foram apresentados com excepcional nível acadêmico. O II CONAXAPES será realizado em Novembro de 2017 no RIo de Janeiro.

- O Brasil voltou ao pódio por equipes no Festival Sul-americano da juventude no Chile (o maior da história) obtendo a Medalha de bronze por países.

- Apoio da CBX direto a diversas Federações tais como a do AM,MG,ES,DF, PB,PI,PE,RN,RJ,RS e várias mais

_ O fortalecimento do projeto de desenvolvimento do Xadrez no Norte como foi conseguido no Nordeste, fazendo que o Xadrez esteja em todos os lugares do país. Neste ano tivemos o primeiro aberto do Brasil no Acre com a presença do Governador Tião Viana e a consolidação do Pará como polo de Xadrez com inúmeros torneios e projetos sociais, além de outros estados da região estarem se reorganizando.

- Apoio a jogadores. Este ano apoiamos muitos jogadores com ajuda de custo, passagens ,estadia ou inscrição de diversos eventos.

- A CBX patrocinou parte de inscrições de alunos carentes em eventos, além anuidades da CBX de pessoas carentes em todo o país

- Campeonato Brasileiro Escolar com recorde de 189 escolas inscritas !!

- Criada a Sociedade Brasileira de Xadrez que firmou parceria com a CBX para o continuo desenvolvimento e progresso do Xadrez. A ideia de uma Sociedade Brasileira de Xadrez que pudesse congregar os pesquisadores, professores, e instrutores além de todos os envolvidos no desenvolvimento do Xadrez se materializou no ano de 2015 quando ela formalmente passou a existir. Em 2016 foi firmado o convênio com a CBX.
Diversos trabalhos e projetos sobre Xadrez foram elaborados durante o curso dos anos agregando valor e conhecimento de como o Xadrez pode ajudar a melhorar o meio que vivemos pelas suas qualidades pedagógicas e sociais. A CBX, então, sentiu a necessidade de, em sintonia com os anseios de nossos tempos e de nossos filiados, formar uma parceria com a Sociedade Brasileira de Xadrez com a finalidade primordial de promover entre os envolvidos e a área um canal de comunicação e consolidação.

- Primeira vez que Delegações Brasileiras fizeram transmissão Online.

- Após reativado em 2013 o título de Mestre nacional, valorizando os jogadores por mérito desportivo, continuamos a qualificar os jogadores e tivemos diversos deles se tornando Mestres Nacionais com este título mais valorizado que outros da Federação Internacional.

-Alguns dados de títulos e torneios:

Árbitros
AA passou de 543 para 745
AR passou de 130 a 159
AN passou de 57 para 67
AF passou de 21 a 28
AI passou de 28 a 30
Árbitros licenciados passaram de 251 a 276

Jogadores com ID FIDE passou de 7637 para 12095 (com RTG FIDE 4034) !!!

Titulados
GM passou de 11 para 12
MI ficou estável com 30
FM passou de 86 a 97
CM passou de 29 a 38
WGM 0
WIM passou para 9
WFM passou para 8
WCM passou para 10

Torneios
392 Válidos para rating FIDE (191 STD, 143 RPD, 58 BLZ)
Além de centena de torneios valendo CBX entre STD,RPD e BLZ

- Melhora ainda maior da nova página dinâmica da CBX criada em 2013 (em vez da estática anterior) que virou referência nacional bateu recordes de visita neste ano de 2015 também. No final de 2016 instituímos o pagamento por cartão de crédito em até 3x sem juros!!

- Usou o Facebook como forma de divulgação de notícias e torneios
(passou de alcance semanal de 200 pessoas em 2012 para 3000 de alcance semanal em 2013, 2014, 2015 e 2016 chegando a ter picos de 15.000 de alcance semanal !!!).

- A CBX recebeu reconhecimento Internacional pela excelência em organização de eventos pela FIDE, FIDE America e pelos principais sites do mundo.

- A CBX reabilitou o rating CBX no ano de 2013 e publicou uma lista mensal. Isto ocorreu em todos os meses de 2013 ,2014 , 2015 e 2016, fato inédito na história da CBX.


- A CBX através do site www.xadrezead.com continuou com a parceria e possibilitou que pessoas de diversas partes do país pudessem se qualificar através do ensino a distância para as diversas atividades (árbitro , Organizador, Instrutor de xadrez pedagógico etc...) sem ter que se deslocar de suas casas democratizando o ensino.

- Apoio ao Xadrez Feminino com convênios com a FIDE.

- Neste ano de 2016, pelo quarto ano consecutivo em função do prestigio Internacional do Presidente da CBX, GM Darcy Lima, indicou uma jogadora para o projeto da Comissão WOM da FIDE para que a atleta Juliana Terao fosse treinada um ano por um GM e pudesse participar de vários eventos patrocinados pela WOM.

- Cooperação com o Comitê Olímpico Brasileiro para a organização dos Jogos Escolares Brasileiros em João Pessoa (12 a 14 e de 15 a 17).

- Aumento dos eventos escolares de Xadrez.

- O Calendário das provas oficiais da CBX continuou a ser divulgado em dezembro do ano anterior permitindo que as Federações e Organizadores possam planejar os seus torneios.

- Cumprido o calendário

- O Presidente da CBX foi convidado da final do Match do Mundial em Nova York entre Magnus Carlsen e Sergey Karyakin, demonstrando o prestígio da CBX nos organismos internacionais e FIDE.

- Edição do novo Caderno de Regulamento de torneios , novo Caderno de Regulamento de árbitros e novo Caderno de organizadores de 2016.

----- 2015

O ano de 2015 superou em muito a nossa expectativa referente a atividade enxadrística brasileira. O ano de 2014 que já havia sido excelente foi suplantado pelo de 2015. O recorde de Abertos do Brasil que tinha acontecido em 2014 foi ultrapassado e muito pelo de 2015.
Mas, um outro dado foi ainda mais significativo. O número de torneios válidos para rating FIDE/CBX foi recorde também e em muito superando o recorde anterior em quase 100 torneios!. Atingimos 483 torneios válidos para rating FIDE/CBX no ano de 2016 (o recorde anterior era de 398). Sem dúvida um dado importante e mostra a evolução dos torneios e atividade enxadrísticas.

- Em 2015 na FIDE houve o crescimento do número de jogadores do BRA de 8878 para 10383 com id Internacional !! um aumento de 17% !!

Em 2016 projetos que estavam para ser inaugurados saíram da gaveta se concretizaram e já temos marcado no dia 26 de janeiro a inauguração do I Circuito de GM CBX da Região Nordeste (assim o Circuito de MI da região Nordeste que ia pela 4a. edição passa a ser circuito de GM!) na cidade de Natal com parceria da FRNX. Também inauguramos dentro da estratégia de desenvolvimento do Brasil inteiro o I Circuito de MI CBX do Norte com a etapa inicial em Belém do Pará no Clube Cidade Velha em Setembro e o I Circuito de MI CBX do Centro-Oeste com as etapas em Brasília e Goiás com parceria da FBX e FEXEG. E o II Circuito de MI da CBX da região Sul com a etapa de Curitiba-PR com parceria da FEXPAR todos no segundo semestre.

Para 2016, teríamos os primeiros campeonatos oficiais online da
Confederação Brasileira de Xadrez pela mesma plataforma da FIDE Arena: A CBX Arena (para ver todo o calendário das provas Online veja em www.chesspremiumbrasil.com ) sendo o Brasil o país pioneiro nesta área. Seria a fase 2 deste projeto iniciado em 2013.

A CBX trouxe no ano de 2015 o Pan-Americano Amador que se realizou em Curitiba. Este evento inicialmente seria realizado na Bolívia que havia cancelado. A CBX com parceria do CXC e da FEXPAR o organizou com sucesso. Um dos motivos que a CBX resolveu trazer foi atender os enxadristas com rating até 2000 . Esta faixa que cada vez aumenta mais tem sido alvo de politicas da CBX com diferenciação em torneios
(o Brasileiro Amador tem criado faixas de rating) e cada vez mais organizadores privados buscam este público.

Em 2015, ainda vivenciamos a ressaca do grande evento do final de 2014 que foi sem dúvida o Continental de Xadrez (que classificava 4 jogadores para a Copa do Mundo de Xadrez) em Pipa/Rio Grande do Norte organizado pela CBX e pela Federação do Rio Grande do Norte. Este evento que é o mais importante do Continente Americano quebrou paradigmas e mostrou o nível de organização, participação e força técnica da Região Nordeste. Este trabalho que é fruto da parceria das Federações Estaduais da Região com a CBX possibilitou o fato inédito de termos o evento com a maior premiação da história (R$ 50.000,00) do Xadrez no Brasil

- Temos que destacar pela terceira vez seguida quebramos o recorde do maior número de abertos do Brasil da história e as premiações recordes deste Abertos do Brasil . Tivemos neste ano de 2015 (assim como em 2014) inclusive que não homologar como Aberto do Brasil alguns eventos que estavam a menos de 800 km de distância de outro Aberto do Brasil devido ao interesse grande dos jogadores e organizadores neste tipo de evento. A CBX se orgulha que com o apoio dado por ela em alguns destes abertos em 2013, 2014 e 2015 fez com que explodisse este Circuito de Abertos do Brasil e com isso a premiação e a distribuição destes eventos por todo o país.

- A CBX realizou em 2015 assim como em 2014 Workshops nas regiões do país com o AI Antonio Bento para esclarecer a nova Lei do Xadrez que entrou em vigor em 1 de julho de 2014

Também aumentamos o corpo técnico. O número de árbitros do quadro nacional passou de 824 para 913 (aumento de 12% !) sendo que subimos para 57 no quadro Internacional. A CBX requereu a passagem do IA Pablyto Robert Baioco Ribeiro para Lecturer FIDE (habilitado a dar cursos válidos para AF) e passamos agora a ter 2 Lectures da FIDE em arbitragem. O IA Antonio Bento e o IA Pablyto Robert

O número de árbitros licenciados pela CBX junto a FIDE e sendo portanto aptos a arbitrarem eventos internacionais cresceu bastante em 2015. Passamos de 209 a 251 . Um aumento de 20% !!

-Mantivemos os seguintes membros nas comissões da FIDE:
AI Antonio Bento - Technical Commission
AF Maximo Macedo - Anti-Cheating Commission
FT Charles Moura Netto - Skills Management Commission

- O Presidente da CBX GM Darcy lima segue como Vice-Presidente da FIDE América e Presidente da Comissão de Projetos Sociais da FIDE.

- Nos Títulos FIDE individuais obtidos aumentamos em diversas categorias com destaque para o título de CM + 8 (29 a 37) (aumento de 27,5%!!).

- Apoio da CBX direto a diversas Federações tais como a do AM, MG, ES, PB, PI, PE, RN, RJ, RS e várias outras.

- Apoio a jogadores. Este ano apoiamos muitos jogadores com ajuda de custo, passagens , estadia ou inscrição desde Copas do Mundo, Campeonatos Pan Americanos Femininos , Mundiais Juvenis , Mundiais rápido e relâmpago , Convite a eventos a jogadores, apoio na resolução da mudança do Zonal 2.4 do Peru. Conseguir vaga de oficial em Continentais, etc..., tais como Alexandr Fier, Rafael Leitão, Krikor Sevag Mekhtarian, Wagner Madeira, Vitor Carneiro, Kathiê Goulart etc...

- A CBX patrocinou parte de inscrições de alunos carentes no Pan-Americano Amador, além de anuidades da CBX a pessoas carentes em todo o país.

- Aumento dos eventos escolares de Xadrez

- O Calendário continuou a ser divulgado em dezembro do ano anterior, permitindo que as Federações e Organizadores pudessem planejar os seus torneios.

- Cumprido o calendário.

- Após reativado o título de Mestre nacional, valorizando os jogadores por mérito desportivo, continuamos a qualificar os jogadores e tivemos diversos jogadores se tornando Mestres Nacionais.

- Melhora ainda maior da nova página dinâmica da CBX criada em 2013 (em vez da estática anterior) que virou referência nacional e bateu recordes de visita no ano de 2015 também.

- Dinamizado o Facebook como forma de divulgação de notícias e torneios (passou de alcance semanal de 200 pessoas em 2012 para 3000 de alcance semanal em 2013 2014 e 2015, chegando ter picos de 15.000 de alcance semanal !!!)

- A CBX conseguiu criar uma arena própria de jogos online (Arena CBX online) fato inédito e inimaginável anteriormente haja vista que só a FIDE e mais duas Federações possuem.

- A CBX recebeu reconhecimento Internacional pela excelência em organização de eventos pela FIDE, FIDE América e pelos principais sites do mundo

- A CBX reabilitou o rating CBX no ano de 2013 e publica uma lista mensal. Isto ocorreu em todos os meses de 2013 ,2014 e 2015 num fato inédito para a CBX.


- A CBX através do site www.xadrezead.com possibilitou que pessoas de diversas partes do país pudessem se qualificar através do ensino a distancia para as diversas atividades (árbitro , organizador, instrutor de xadrez pedagógico etc...) sem ter que se deslocar de suas casas democratizando o ensino . Isto também uniformizou e criou um padrão já que os cursos anteriormente ofereciam visões diferentes pois cada árbitro que dava um curso interpretava e dava peso diferente a cada lei.

- A CBX manteve a norma que acabou com a obrigatoriedade de pagamentos de árbitros que ficaram parados todos os anos que não estavam atuastes. Eles agora pagam a anuidade do ano corrente e se ficaram mais de 2 anos parados fazem uma reciclagem apenas.

- A CBX em 2015 manteve o que instituiu em 2013 que valeu também em 2014 no seu regulamento o pagamento de 50% das inscrições em torneios para o idoso conforme preconiza o estatuto do idoso e não constava nos regulamentos da CBX

- Regulamentado em 2013 e aprimorado em 2014 os Convites VIP's acabando com a entrada na Semifinal pela Janela e aumentado com isto o nível técnico das Semifinais

- Apoio ao Xadrez Feminino com convênios com a FIDE

- Neste ano de 2015 pelo terceiro ano consecutivo pelo prestígio Internacional do Presidente da CBX GM, Darcy lima indicou uma jogadora para o projeto da Comissão WOM da FIDE para que a atleta Júlia Alboredo fosse treinada um ano por um GM e pudesse participar de vários eventos patrocinados pela WOM

- Cooperação com o Comitê Olímpico Brasileiro para a organização dos Jogos Escolares Brasileiros em Fortaleza e Londrina.

- Cooperação com a Federação Brasileira de Esportes Universitários .

- Apoio a diversas entidades co-irmãs de Xadrez como o apoio a FBXDV (Deficientes Visuais) e apoio ao xadrez de Deficientes Visuais através de nosso VPT Antonio Bento

- O funcionamento da regulamentação das Transferências e homologação das Transferências entre UF's (estados) protegendo os jogadores .

- Edição do novo Caderno de Regulamento de torneios, novo Caderno de Regulamento de árbitros e novo Caderno de Organizadores

-----2014

O ano de 2014 foi ótimo e 2015 seria ainda melhor!

- A cereja do bolo de 2014 foi sem dúvida o Continental de Xadrez (que classificava 4 jogadores para a Copa do Mundo de Xadrez) em Pipa/Rio Grande do Norte organizado pela CBX e pela Federação do Rio Grande do Norte. Este evento que é o mais importante do Continente Americano quebrou paradigmas e mostrou o nível de organização, participação e força técnica da Região Nordeste. Este trabalho que é fruto da parceria das Federações Estaduais da Região com a CBX possibilitou o fato inédito de termos o evento com a maior premiação da história (R$ 50.000,00) do Xadrez no Brasil

- A CBX trouxe para o Brasil outros eventos internacionais importantes que cobriram outras áreas do esporte. Além do segmento de alto rendimento com o Continental o Brasil foi sede do maior evento escolar do mundo no xadrez que é o Campeonato Mundial Escolar. O evento com 28 países atraiu a mídia nacional e com excelente organização da Liga X de Juiz de Fora e FMX e CBX possibilitou o intercambio internacional importante neste segmento.

- Trouxemos o Pan-Americano de Seniores pelo segundo ano consecutivo para o Brasil e desta vez com duas novas categorias +50 e +65 anos possibilitamos normas de GM, titulos de MI e MF para esta categoria que teve tão pouco apoio antes.

- Temos que destacar pela segunda vez quebramos o recorde do maior número de abertos do Brasil da história e as premiações recordes deste Abertos do Brasil . Tivemos este ano de 2014 que não homologar como Aberto do Brasil alguns eventos que estavam a menos de 800 km de distancia de outro Aberto do Brasil devido ao interesse grande dos jogadores e organizadores neste tipo de evento. Tivemos meses com 5 Abertos do Brasil. A CBX se orgulha que com o apoio dado por ela em alguns destes abertos em 2013 e 2014 fez com que explodisse este Circuito de Abertos do Brasil e com isso a premiação e a distribuição destes eventos por todo o país.

- A CBX realizou Workshops nas regiões do país com o AI Antonio Bento para esclarecer a nova Lei do Xadrez que entrou em vigor em 1 de julho de 2014

- Na FIDE houve o crescimento do número de jogadores do BRA de 7632 a 8878 com id Internacional !!

- Também aumentamos o corpo técnico O número de árbitros do quadro nacional passou de 776 para 824 sendo que subimos para 55 no quadro Internacional

-Tivemos eleitos no Congresso da FIDE em Tromso durante a Olimpíada para a Federação Internacional os seguintes membros nas comissões da FIDE:
Ai Antonio Bento - Technical Commission
AF Maximo Macedo - Anti-Cheating Commission
FT Charles Moura Netto - Skills Management Commission

- O Presidente da CBX GM Darcy Lima foi reeleito para a Vice-Presidente da América da FIDE Américas e reeleito Presidente da Comissão de Projetos Sociais da FIDE

- A Delegação Brasileira no Sul-americano da Juventude teve ótima participação sendo que obteve 13 medalhas, 5 bronzes, 4 pratas e 4 ouros.
A Delegação Brasileira ficou com um inédito segundo lugar no geral.

- Títulos FIDE individuais obtidos :CM + 4 (11 a 29) FM + 3 (77 a 89) WMI +1 (8 para 9)


- Apoio da CBX direto a diversas Federações tais como a do AM, PA, MG, PB, PI, PE, RN, RJ,RS e várias outras.

- Apoio a jogadores. Este ano apoiamos muitos jogadores com ajuda de custo, passagens ,estadia ou inscrição desde Campeonatos Pan Americanos Femininos na Argentina até Mundiais rápido e relâmpago em Dubai Continentais etc..., tais como Alexandr Fier, Rafael Leitão, Krikor Sevag Mekhtarian, Felipe El Debs, Vanessa Feliciano, Juliana Terao, Yago Santiago e etc...

- A CBX patrocinou diversas inscrições de alunos carentes no Mundial Escolar de Juiz de Fora além de anuidades da CBX de pessoas carentes em todo o país.

- reativados os regionais escolares de Xadrez.

- O Calendário passou a ser divulgado em dezembro do ano anterior permitindo que as Federações e Organizadores possam planejar os seus torneios.

- Cumprido o calendário.

- após reativado o título de Mestre nacional valorizando os jogadores por mérito desportivo continuamos a qualificar os jogadores e tivemos diversos deles se tornando Mestres Nacionais.

- a nova página dinâmica da CBX (em vez da estática anterior) que virou referência nacional bateu recordes de visita neste ano de 2014.

- Dinamizado o Facebook como forma de divulgação de noticias e torneios (passou de alcance semanal de 200 pessoas em 2012 para 3000 de alcance semanal em 2013 e 2014 chegando ter picos de 14.000 de alcance semanal !!!)

A CBX conseguiu criar uma arena própria de jogos online (Arena CBX online) fato inédito e inimaginável anteriormente haja vista que só a FIDE e mais duas Federações possuem.

- A CBX recebeu reconhecimento Internacional pela excelência em organização de eventos pela FIDE, FIDE América e pelos principais sites do mundo

- A CBX reabilitou o rating CBX no ano de 2013 e publica uma lista mensal. Isto ocorreu em todos os meses de 2013 e de 2014, num fato inédito para a CBX.

- A CBX através do site www.xadrezead.com possibilitou que pessoas de diversas partes do país pudessem se qualificar através do ensino a distância para as diversas atividades (árbitro , Organizador, Instrutor de xadrez pedagógico etc...) sem ter que se deslocar de suas casas democratizando o ensino. Isto também uniformizou e criou um padrão já que os cursos anteriormente ofereciam visões diferentes, pois cada árbitro que dava um curso interpretava e dava peso diferente a cada lei.

- A CBX acabou com a obrigatoriedade de pagamentos de árbitros que ficaram parados todos os anos que não estavam atuastes. Eles agora pagam a anuidade do ano corrente e se ficaram mais de 2 anos parados fazem uma reciclagem apenas.

- A CBX em 2013 e manteve em 2014 instituiu no seu regulamento o pagamento de 50% das inscrições em torneios para o idoso conforme preconiza o estatuto do idoso e não constava nos regulamentos da CBX

- Regulamentado em 2013 e aprimorado em 2014 os Convites VIP's acabando com a entrada na Semifinal pela Janela e aumentado com isto o nível técnico das Semifinais.

- Reconhecimento pela comunidade enxadrística Internacional da importância que o Brasil adquiriu através da eleição do Presidente da CBX e Vice-Presidente da FIDE- Americas GM Darcy Lima para a Comissão Eleitoral da FIDE que elegerá o próximo Presidente da FIDE (Fato inédito).

- Apoio ao Xadrez Feminino com convênios com a FIDE.

- Neste ano de 2014, segundo ano consecutivo, pelo prestígio Internacional do Presidente da CBX GM, Darcy Lima indicou uma jogadora para o projeto da Comissão WOM da FIDE para que a atleta Larissa I. Barbosa fosse treinada um ano por um GM e pudesse participar de vários eventos patrocinados pela WOM.

- Conseguiu vaga para a atleta Stella Queiroz participar do torneio de Jovens talentos nos EUA

- Cooperação com a Federação Brasileira de Esportes Universitários para a Olimpíada Mundial universitária e nos Jogos Universitários Brasileiros.

- Cooperação com o Comitê Olímpico Brasileiro para a organização dos Jogos Escolares Brasileiros em João Pessoa e Londrina.

- Boa participação das Equipes Olímpicas nas Olimpíada de Tromso.

- Apoio a diversas entidades co-irmãs de Xadrez como o apoio ao Campeonato de Xadrez da FBXDV (Deficientes Visuais) e apoio ao xadrez de Deficientes Visuais, através de nosso VPT Antonio Bento.

- Apoio a categoria de Seniors trazendo pela primeira vez o Pan de Seniores para o Brasil.

- O funcionamento da regulamentação das Transferências e homologação das Transferências entre UF's (estados) protegendo os jogadores e evitando perseguições a eles em 2014 por determinadas entidades e indivíduos como ocorrido em 2013 nos Jogos Abertos de SC com a atleta Juliana Terao de Blumenau que a CBX atuou em defesa da atleta no tribunal da STJD de Santa Catarina e venceu protegendo os interesses dos jogadores . Em 2014 com a regulamentação feita pela CBX não houve nenhum recurso contra jogadores no Jogos Abertos de Santa Catarina.

- Edição do novo Caderno de Regulamento de torneios, novo Caderno de Regulamento de árbitros e novo Caderno de Organizadores de 2014


------ 2013

A CBX pode implementar diversas ações já neste primeiro ano de nova gestão e obteve várias indicativos do crescimento do Xadrez no Brasil.

- Primeiramente a destacar o maior número de abertos do Brasil da história e as premiações recordes deste Abertos do Brasil ( tivemos mais de 3 eventos com premiação superior ou igual a R$ 10.000 sendo a máxima de R$ 23.500,00) totalizando mais de R$ 160.000 em prêmios.

- Na FIDE houve o crescimento do número de jogadores do BRA de 6432 a 7632 com id Internacional.

- O número de árbitro do quadro nacional passou de 681 para 776
(AA de 463 para 543, AR de 126 para 130, AN de 50 a 57)
AF passou de 15 a 21 e AI de 27 a 28.

- Títulos obtidos :CM + 18 (11 a 29) FM + 9 (77 a 86) MI + 2 (28 a 30) WMI +1 (7 para 8).

- Descentralização dos eventos. Para o xadrez se desenvolver no país temos que levá-lo a todas as partes. Este ano de 2013 além da continuidade da política de desenvolvimento da região Nordeste foi criada uma política de desenvolvimento na região Norte também e foram levados para lá o Zonal 2.4 (um recorde em participação de todos os zonais que já houveram na America ) e o FENAJ. Foram feitos torneios em Roraima e Belém com apoio da CBX. O FENAJ foi um marco já que um evento de categoria de menores não era feito desde que no primeiro ciclo do atual Presidente também foi feito em Marabá-Pará em 2002

- Criação do Circuito Nordestino de Abertos do Brasil que contou com 3 etapas.

- Realizado a terceira etapa de Circuito de MI do Nordeste com sucesso Absoluto e mais um MI Nordestino com normas obtidas neste circuito

- Apoio da CBX direto a diversas Federações tais como a do AM, PA, MG, PB, PI, RN,RJ e várias outras.

- Apoio a jogadores e viagens ao Exterior. Passagem ao Mundial Juvenil da Turquia aos Campeões Brasileiros Juvenis Vitor Roberto Carneiro e a Larissa Ichimura Barbosa

- Pela primeira vez na história Treinadores pagos pela CBX para as categorias (Inédito também) com um treinador da qualidade e porte do GM Milos. Este Treinamento realizou-se entre junho e dezembro deste ano de 2013.

- Realização de eventos Internacionais de porte e quando foi quebrado o recorde de participantes no Zonal 2.4 e gerando muitos títulos internacionais para brasileiros.

- reativados os regionais escolares de Xadrez.

- O Calendário passou a ser divulgado no começo de janeiro permitindo que as Federações e Organizadores possam planejar os seus torneios.

- Cumprido o calendário.

- reativado o título de Mestre nacional valorizando os jogadores por mérito desportivo.

- Criada uma página dinâmica da CBX (em vez da estática anterior) que virou referencia nacional

- Dinamizado o Facebook como forma de divulgação de noticias e torneios (passou de alcance semanal de 200 pessoas em 2012 para 3000 de alcance semanal chegando ter picos de 14.000 de alcance semanal !!!)

- Chegamos a 2131 pessoas diferentes curtindo a página da CBX em 2013 (não curtidas nas noticias (são muito mais ainda) mas sim na página!)

- O Brasil continuou o crescimento verificado e foi publicado um artigo internacional no principal site de noticias mundial que nos coloca como o quarto do mundo em crescimento

A CBX conseguiu criar uma arena própria de jogos online (Arena CBX online) fato inédito e inimaginável anteriormente haja vista que só a FIDE e mais duas Federações possuem.

- A CBX recebeu reconhecimento Internacional pela excelência em organização de eventos pelo site da Federação de Xadrez Americana e pelo ChessBase pela organização do Festival Pan-Americano de Xadrez da Juventude em Poços de Caldas e pelo Pan-Americano de Equipes em Campinas .


- A CBX reabilitou o rating neste ano de 2013 e publica uma lista mensal. Isto ocorreu em todos os meses deste ano e foram resgatados todos os torneios que ficaram sem calcular de 2012 (129 torneios!) (em 2012 foram calculados só até abril) num total de 400 torneios calculados para rating CBX em 2013!!

- A CBX realizou 2 finais de Brasileiro este ano. Uma que tinha sido de 2012 que não tinha sido realizada e a de 2013.

- A CBX através do site www.xadrezead.com possibilitou que pessoas de diversas partes do país pudessem se qualificar através do ensino a distância para as diversas atividades (árbitro , organizador, Instrutor de xadrez pedagógico etc...) sem ter que se deslocar de suas casas democratizando o ensino . Isto também uniformizou e criou um padrão já que os cursos anteriormente ofereciam visões diferentes pois cada árbitro que dava um curso interpretava e dava peso diferente a cada lei.

- A CBX acabou com a obrigatoriedade de pagamentos de árbitros que ficaram parados todos os anos que não estavam atuantes. Eles agora pagam a anuidade do ano corrente e se ficaram mais de 2 anos parados fazem uma reciclagem apenas.

- A CBX instituiu no seu regulamento o pagamento de 50% das inscrições em torneios para o idoso conforme preconiza o estatuto do idoso e não constava nos regulamentos da CBX.

- Criou uma página de titulados e campeões nacionais para que exista o registro histórico dos titulados e seja preservada a memória e se possa consultar online estes.

- Regulamentado os Convites VIP's acabando com a entrada na Semifinal pela Janela e aumentado com isto o nível técnico das Semifinais.(neste ano tivemos o Campeão Brasileiro atual jogando uma Semifinal para se classificar).

- Reconhecimento pela comunidade enxadristica Internacional da importância que o Brasil adquiriu através da eleição do Presidente da CBX e Vice-Presidente da FIDE- Américas GM Darcy Lima para a Comissão Eleitoral da FIDE que elegerá o próximo Presidente da FIDE (Fato inédito)

- Apoio ao Xadrez Feminino com convênios com a FIDE

- Termos de cooperação Internacional com Bolívia e Alemanha.

- Cooperação com a Confederação Brasileira de Esportes Escolares para a Organização do Xadrez na Gymnasíade.

- Cooperação com a Federação Brasileira de Esportes Universitários para a indicação do árbitro em Kazan na Olimpíada Mundial universitária e nos Jogos Universitários Brasileiros.

- Cooperação com o Comitê Olímpico Brasileiro para a organização dos Jogos Escolares Brasileiros em Natal e Belém.

- Democratização das Equipes Olímpicas com conversas com os integrantes da equipe Masculina e com consultas a todas as participantes da final do Feminino feita em parceria com a FPX pelo Presidente Sr Ramon Arnal Carrasco.

- Apoio a diversas entidades co-irmãs de Xadrez como o apoio ao Campeonato de Xadrez da FBXDV (Deficientes Visuais) e apoio ao xadrez de Deficientes Visuais, através de nosso VPT Antonio Bento.

- Apoio a categoria de Seniores trazendo pela primeira vez o Pan de Seniores para o Brasil

- Regulamentação das Transferências e homologação das Transferências entre UF's (estados) protegendo os jogadores e evitando perseguições a eles.

- Edição do novo Caderno de Regulamento de torneios, novo Caderno de Regulamento de árbitros e novo Caderno de Organizadores de 2013.

Twitter Youtube Facebook