Comunicados

Comunicado CBX nº 16/2019: Xadrez Feminino e Xadrez Masculino de alto rendimento

13/02/2019 - 10:26

A Confederação Brasileira recebeu uma "carta aberta"com algumas solicitações e sugestões por parte de um grupo de jogadoras. Inicialmente a CBX agradece a colaboração e aproveita o ensejo para solicitar e mais demandar também dos jogadores do absoluto que sigam a iniciativa feminina e enviem "uma carta aberta" ou um email simples, para que junto com carta do Feminino possamos adequar aos estudos ora em andamento e dessa forma viabilizar a otimização do projeto para as novas gerações do xadrez de alto rendimento.
Como já recebemos do Feminino aproveitamos para mostrar um pouco da história recente.
Vale elencar muitos dos avanços conquistados nessa administração em prol do xadrez feminino brasileiro:

A evolução das condições do Xadrez Feminino no Brasil

O Xadrez feminino no Brasil desde 2013 vem observando uma melhora acentuada de suas condições. Um sistema justo de qualificação para a Olimpíada, no qual dá oportunidade a jogadoras de todo país e incentiva a participação em eventos mais fortes, através dos quais houve um visível aumento do nível técnico, com enorme disputa entre as várias candidatas.
Há de se frisar o exponencial aumento da premiação da Final do Campeonato Brasileiro Feminino, chegando nessa edição a ser quintuplicado.
Ainda desde 2013 o Presidente GM Darcy Lima, em virtude de sua influência e posicionamento junto a Federação Internacional, incluiu o Brasil como um dos beneficiários do projeto “Rumo a Maestria”WOM da Comissão da FIDE das Mulheres possibilitando diversas atividades patrocinadas pela FIDE. O projeto consiste em treinamento sem custos com um GM durante 1 ano além de apoio em torneios na Europa. Já foram indicadas para este Projeto Ana Rotherbath, Larissa I Barbosa ,WIM Julia Alboredo e WIM Juliana Terao. Inclusive no intuito de conseguirmos a primeira WGM brasileira, renovamos por 3 anos com a WIM Juliana Terao, mesmo sabendo do potencial da talentosa WIM Vanessa Feliciano, que também detem norma de WGM, no entanto esta encontra-se temporariamente part time no Xadrez finalizando curso de Direito.
Reforçarmos que segmento do Xadrez Feminino sempre teve muito pouco apoio no Brasil e no Mundo e que muito nos orgulha os frutos colhidos nessas iniciativas tomadas em nossa administração, que desde 2013 promove a valorização deste segmento com uma politica positiva.

Recentemente algumas jogadoras se reuniram num projeto derivado. Achamos ótimo, pois além das ações que a CBX executa, também uma iniciativa privada por parte das jogadoras para jogar torneios no exterior somente contribui. Há muitos anos os jogadores do Absoluto fizeram algo similar sem na época recorrerem ao financiamento da Comunidade.
Desejamos sorte e que obtenham sucesso nesta empreitada! E que mais iniciativas dessa natureza ocorram em todos os seguimentos do xadrez.
Não menos importante é transmissão das partidas das Finais de Brasileiro tanto no absoluto quanto no feminino, sempre um sucesso de audiência.

A Transmissão ao vivo de todas partidas e a utilização do mesmo sistema de competição para os dois naipes foi inédita e claro importante para proporcionar a mesma visibilidade que o Absoluto. A meta é continuarmos o aprimoramento e aproximação das condições, para que cada vez mais seja proporcionada a equidade entre os gêneros.
A CBX fez o primeiro e único torneio para norma de WGM do Brasil (no Rio de Janeiro) onde jogaram a WIM Juliana Terao e a WIM Vanessa Feliciano onde infelizmente não conseguiram a norma mas pelo menos a WIM argentina Marisa Zuriel conseguiu.
Conseguimos Treinadores GM's estrangeiros para a equipe Feminina Olímpica ou MI's Brasileiros indicados por alguma delas elevando o nivel técnico de seus treinadores.

Twitter Youtube Facebook