Comunicados

Comunicado CBX nº 064/2022: Falecimento do enxadrista Luiz Soares de Macedo Neto

22/06/2022 - 18:53

É com grande pesar comunicamos o falecimento do enxadrista Luiz Soares de Macedo Neto, 99 anos.
Foi Presidente da Federação Norteriogranse de Xadrez e Campeão Estadual do RN em 1966.
A CBX apresenta suas condolências à família. Abaixo texto escrito pelo Diretor de Relações Públicas da CBX:

Por Fernando Melo

A notícia da morte do potiguar Luis Soares de Macedo, ocorrida ontem (30 de abril) aos 99 anos, é um duro golpe para mim. Uma surpresa grande, pois me animava muito poder ir a Natal no dia 2 de fevereiro de 2023, participar das homenagens do seu centenário.

Eu tive a felicidade de conhecê-lo a um bom tempo. Comigo sempre foi atencioso, cordial, educado e manifestava satisfação quando nos encontrávamos, eu o chamando de Paladino do Nordeste, que ele aceitava como uma generosidade.

Casado com a Dra. Albanita Macedo, uma mulher admirável e de notório saber científico na área médica, formaram ao longo da vida uma família de muitos filhos, netos e bisnetos. Aqui lembro os mais próximos a mim, seus filhos Maximo e Alexandre e os netos Igor e Iack, através dos tabuleiros de xadrez e de outras iniciativas enxadrísticas.

A vida, como sempre digo, é feita de momentos. Hoje me sinto num momento de profunda tristeza, e diria também de extrema saudade por um homem que aprendi a respeitar, pelos seus feitos em defesa do xadrez, essa arte, essa ciência, que tem o poder, assim como a música e o amor, de fazer as pessoas felizes.

Deixo aqui, nessas rápidas e sinceras palavras, o meu profundo pesar, e que o velho São Pedro deixe o Paladino à vontade para receber flores e notícias dos que aqui ficaram, na saudade de não poder mais vê-lo, mas na certeza de nunca esquecê-lo.

Twitter Youtube Facebook