Brasil e Índia fecham parceria para desenvolver xadrez!

08/07/2022 - 09:28

Brasil e Índia fecham parceria para desenvolver xadrez!

A delegação brasileira que disputará a 44ª Olimpíada de Xadrez, em Chennai, na Índia, contará com dois treinadores indianos. A parceria foi divulgada na terça-feira (5) em entrevista da Confederação Brasileira de Xadrez (CBX) ao jornal The Times Of India.

A parceria Brasil e Índia contará com os técnicos Priyadharshan Kannappan, Grande Mestre vencedor de 11 medalhas internacionais e um dos mais jovens instrutores certificados pela Federação Internacional de Xadrez (FIDE), e Ankit Rajpara, 36º Grande Mestre da Índia, alcançando grandes sucessos em torneios nacionais de xadrez júnior.

De acordo com o presidente da CBX, o potiguar Máximo Igor Macedo, a parceria visa não só reforçar a equipe brasileira que disputará a Olimpíada em Chennai, mas também dar início a um trabalho de fortalecimento das categorias de base do xadrez brasileiro. "É com muita satisfação que anunciamos essa parceria com a Índia, pois além de termos um equipe histórica na Olimpíada, estaremos dando o primeiro passo para agregar às categorias de base o que está sendo produzido de melhor no xadrez mundial", revelou Igor Macedo que defende o crescimento do xadrez brasileiro.

"São dois treinadores jovens e experientes internacionalmente que vão nos ajudar na ampliação de nossa base, ajudar na criação de uma identidade e crescimento do xadrez brasileiro, nossa principal meta", explicou o presidente da CBX. Os dois técnicos indianos já iniciaram os treinamentos online com a equipe brasileira que contará com 12 integrantes em Chennai.

Priyadharshan Kannappan não escondeu a empolgação de poder fazer parte do time brasileiro. "Essa parceria é algo incrível, estou muito feliz pelo convite pois nossos países possuem muitas afinidades e com certeza iremos obter grandes resultados. A responsabilidade é muito grande, mas a confiança é muito maior". Já Ankit Rajpara agradeceu a oportunidade. "É uma grande honra participar desta parceria, já estamos trabalhando com treinos e aulas online e com certeza realizaremos uma grande Olimpíada", falou.

O atleta e técnico das categorias de base da seleção brasileira, o Grande Mestre André Diamant, também participou da entrevista ao jornal da Índia e disse que a parceria vai render uma importante troca de experiências. "Sabemos do grande potencial da Índia na modalidade e as aulas com os melhores instrutores do xadrez indiano nos proporcionará uma troca de experiências muito rica e duradoura", comentou.

A delegação que vai representar o Brasil em Chennai vai estar formada por duas equipes. A feminina que vai estar composta pelas atletas Julia Alboredo (WFM), Ellen Larissa Bail (NM), Vanessa Ramos Gazola (WCM), Kathie Goulart Librelato (WIM) e Juliana Sayumi Terao (FM). No absoluto fazem parte: André Diamant (GM), Alexandr Fier (GM), Darcy Lima (GM), Krikor Sevag Mekhitarian (GM) e Luís Paulo Supi (GM).

A Federação Internacional de Xadrez (FIDE) anunciou oficialmente a realização das Olimpíadas de 2022 na cidade indiana de Chennai, de 27 de julho a 10 de agosto, que substitui Moscovo, capital da Rússia, excluída da organização de eventos de xadrez devido à invasão militar daquele país à Ucrânia. Chennai, antiga Madras, é a cidade do ex-campeão do Mundo, Viswanathan Anand.