CBX News

MF Lucas Aguiar é o campeão brasileiro nos ritmos Rápido e Blitz

21/01/2024 - 11:15

O Mestre Fide Lucas Aguiar Cunha é o grande campeão brasileiro nos estilos Rápido e Blitz de 2023. As duas conquistas do enxadrista do Distrito Federal aconteceram nos dias 23 e 24 de setembro, em Teresina/PI, na disputa do Campeonato Brasileiro Absoluto que além do título garantiu a vaga para o Mundial.
A competição no estilo Blitz reuniu 63 enxadristas e teve como vice-campeão o GM Darcy Lima e Gidelson Ferreira em terceiro lugar. A disputa do ritmo rápido registrou 50 inscritos e teve os potiguares Vitor Firmo como vice-campeão e Davi Alves, em terceiro lugar.
O Campeonato Brasileiro Absoluto Rápido e Blitz em Teresina também ficou marcado pela homenagem prestada pela Confederação Brasileira de Xadrez (CBX) ao médico e enxadrista Dr. José Gomes e ao presidente da Federação Piauiense de Xadrez, Luís Carlos, pelas relevantes contribuições e serviços prestados ao xadrez do Piauí e do Brasil.
O presidente da CBX, Máximo Igor Macedo, considerou um sucesso a competição nacional que vem crescendo a cada ano em número de participantes."O Brasileiro Rápido e Blitz em Teresina foi um sucesso absoluto, uma vez que congregou enxadristas de diversas partes do país em busca do título e de uma vaga para o Mundial, batendo recorde de participação no ritmo Blitz. Essa competição está crescendo a cada ano, tornando esses ritmos cada vez mais importantes em comparação ao ritmo clássico", revelou.
Para o presidente da Federação Piauiense de Xadrez, Luís Carlos, o Brasileiro superou todas as expectativas. "O evento superou nossas expectativas, pois foi superior a quantidade de participantes do campeonato de 2022. No xadrez rápido, participaram 50 enxadristas de estados brasileiros e várias cidades piauienses. No xadrez blitz, participaram 63 inscritos", comentou.

Twitter Youtube Facebook