Comunicado CBX nº 047/2024: Falecimento do Dr. José Gomes

11/04/2024 - 15:50

É com grande pesar comunicamos o falecimento do enxadrista Dr. José Gomes da Silva, aos 78 anos.

Foi Presidente em exercício da Confederação Brasileira de Xadrez, Presidente da Federação Piauiense de Xadrez e atual Diretor da Região Nordeste da CBX.

Foi com muita honra que a CBX, através de seu atual presidente AI Máximo Igor Macedo, o homenageou durante o campeonato Brasileiro Rápido e Blitz 2023 em Teresina pelos relevantes serviços prestados aos xadrez brasileiro.

A CBX apresenta suas condolências à família e amigos.

Abaixo textos escritos por Dr. Luís Carlos Sales e GM Darcy Lima, respectivamente Presidente da Federação Piauiense de Xadrez e Assessor da Presidência da FIDE:

"É com profundo pesar que comunicamos o falecimento do Dr. José Gomes da Silva, um grande entusiasta do jogo de xadrez no estado do Piauí. Ele desde jovem e iniciando sua carreira como médico, dedicou sua vida ao desenvolvimento e promoção desse esporte, deixando um legado significativo para a comunidade enxadrística.
Em setembro de 2023, a Confederação Brasileira de Xadrez o homenageou com uma placa, reconhecendo sua dedicação, entusiasmo e sua importante contribuição ao xadrez piauiense e brasileiro, destacando-se por ser integrante do grupo de fundadores do Clube Teresinense de Xadrez (CTX) e da Federação Piauiense de Xadrez (FPIX). Suas melhores realizações, como o primeiro presidente da FPIX, confundem-se com o que fez de melhor a FPIX. Realizou duas simultâneas com o campeão mundial, Karpov, 1995 e 2004, o Campeonato Mundial por Equipes, categoria Sub 26 e a Final do Campeonato Brasileiro de Xadrez (dez/2000). Foi eleito vice-presidente da CBX e assumiu interinamente, por duas vezes, a presidência da entidade máxima do Xadrez Brasileiro.
A Diretoria da Federação Piauiense de Xadrez manifesta seu pesar a toda sua família e amigos neste momento de luto. Que sua memória permaneça viva através das partidas disputadas, dos torneios organizados e das lições compartilhadas.
Que o tabuleiro celestial receba agora um grande mestre, e que suas jogadas continuem a inspirar gerações futuras."

Luís Carlos Sales
Presidente da Federação Piauiense de Xadrez

"Faleceu hoje Dr. José Gomes, Médico conceituado, enxadrista apaixonado. Durante anos esteve a frente da Federação Piauiense de Xadrez onde dinamizou o xadrez do estado e de toda região Nordeste. Organizou eventos mundiais, internacionais e nacionais inclusive sendo pioneiro no Piauí em campeonatos mundiais de qualquer esporte. Seus eventos sempre foram modelo de cuidado e carinho com os jogadores. Foi Vice- Presidente da CBX por mais de uma vez e assumiu interinamente a Presidência da CBX por alguns meses mantendo o desenvolvimento do xadrez durante este período. Pessoa inteligentíssima de retidão impar, amigo de todos, vai deixar no Xadrez Brasileiro, Nordestino e Piauiense uma lacuna gigante e uma perda insubstituível
Porem principalmente deixara em nós amigos e família uma saudade irreparável. Descanse em paz grande amigo Zé Gomes."

GM Darcy Lima
Assessor da Presidência da FIDE