Notícias em Destaque

FIDE repercute finais do Campeonato Brasileiro Absoluto e Feminino

08/11/2021 - 11:06

Tradução site da FIDE:

Luis Paulo Supi e Julia Alboredo são os novos campeões brasileiros. Ambos ganharam seus primeiros títulos nacionais.

O 87º Campeonato Brasileiro de Xadrez (Aberto) e o 60º Campeonato Feminino aconteceram no hall do Hotel Fazenda Mato Grosso, na cidade de Cuiabá, capital de Mato Grosso, de 28 de outubro a 4 de novembro de 2021. Ambas as provas, organizadas pela Confederação de Xadrez (CBX) e a Contaud, uma das maiores empresas de contabilidade de Cuiabá, foram torneios suíços de 11 rodadas com controle de tempo clássico.

O evento aberto se transformou em uma disputa acirrada entre os favoritos, os GMs pontuaram 2500+, que ocuparam todo o pódio. Luis Paulo Supi, Alexandr Fier e Darcy Lima empataram seus confrontos diretos, mas atropelaram adversários de menor pontuação e marcaram 9 de 11 pontos cada um. O desempate do Buchholz favoreceu Supi, que por pouco no milésimo derrotou o campeão brasileiro de 2019 Alexandr Fier (por apenas meio ponto). Darcy Lima ganhou o bronze.

O evento feminino também viu uma luta muito tensa pelo título, com Julia Alboredo e Juliana Sayumi Terao concedendo às rivais apenas 1½ cada para terminar com 9½ / 11. Assim como na competição aberta, Buchholz determinou o campeão e, novamente, apenas meio ponto separou o ouro da prata. Kathie Goulart Librelato também teve um excelente desempenho, mas ficou em terceiro.

O link da noticia está em https://fide.com/news/1417

Twitter Youtube Facebook