CBX News

Chegou ao fim a espetacular Olimpíada de Xadrez em Chennai, Índia, a 44ª edição.

31/08/2022 - 08:12

Instagram @cbxoficial 09-08-2022

Chegou ao fim a espetacular Olimpíada de Xadrez em Chennai, Índia, a 44ª edição.

A CBX parabeniza toda delegação, absoluto e feminino, pela conquista do melhor resultados de todos os tempos na Gampridashivilli Cup.

Essa classificação e troféu, em homenagem a ex-campeã mundial Nona G., leva em consideração a atuação dos dois naipes (absoluto e feminino) em conjunto, classificando os países.

O mais importante na visão da CBX, através de seu presidente Máximo Igor Macedo, "Nossa retomada nas Olimpíadas com boa atuação, no absoluto e feminino, colocou todos os enxadristas brasileiros na torcida por nosso país, haja visto a grande audiência nas transmissões e nas mídias sociais, em grande parte por competimos com dignidade contra todos os adversários e com chances reais de chegar em posições nunca antes imagináveis".

No absoluto terminamos com 15 pontos dividindo da 11ª a 24ª posição, 21ª pelos critérios, recuperando-nos da atuação de 2018, quando terminamos na 63ª posição.

Essa atuação colocou o Brasil como melhor país da América do Sul e 3º melhor país das Américas, atrás apenas dos EUA (17 pontos) e Cuba (15 pontos).

Destaque para as atuações por tabuleiro de Supi e Fier com rating performance de 2.660 e 2.609, ocupando o Top-20 nos seus tabuleiros.

No feminino fizemos 13 pontos, dividindo da 35ª a 52ª posição, 39ª pelos critérios de desempate. Melhoramos em relação a 2018, na qual terminamos na 57ª posição.

Destaque para Júlia Alboredo pela obtenção do título de Mestre FIDE e para Juliana Terao por figurar no Top-20 de seu tabuleiro.

Vamos que vamos para os próximos objetivos. A próxima competição importante será o Zonal 2.4 da FIDE, jogada de 3 a 9 de outubro em Natal, disputando-se vagas para Copa do Mundo.

Twitter Youtube Facebook